Espero poder ajudar quem deseja iniciar-se no treino de aves, neste caso psitacideos.
Para começar,temos de arranjar um sitio onde iremos fazer os treinos, deve ter uma mesa para que possa mais facilmente manusear a ave e ter em cima os brinquedos que mais tarde iremos usar para que se vá habituando a eles, de preferência numa zona onde a ave não tenha muitas distrações (sons, pessoas a passar, outros animais), depois devemos descobrir qual a goluseima favorita da nossa ave, mostrando várias que sabemos que gosta, fazemos por tentativas. Ex: Normalmente os papagaios adoram, girassol, maçã, nozes, entre outras sementes pequenas. Pois é simples, basta colocar num pires um girassol, um pedaço de maçã, uma noz,etc e colocar ao alcance do papagaio, e observar qual o papagaio come primeiro. Repetindo este "teste" umas cinco vezes, sabemos qual a goluseima que o nosso papagaio prefere, pois é aquela que irá comer em primeiro na maioria das vezes. Depois de sabermos qual a goluseima favorita do nosso papagaio, já sabemos qual será a melhor recompensa que lhe podemos dar. (girassol na alimentação é prejudicial mas se for usado apenas nos treinos como recompensa, não terá qualquer efeito negativo na alimentação do nosso papagaio). No caso do meu papagaio amazonas ochrocephala e da minha arara azul e amarela, o girassol é a goluseima favorita, como tal, apenas os comem como recompensa nas sessões de treino. Também convém providenciar um poleiro em T para os treinos, devemos familiarizar o papagaio ao poleiro, retirar totalmente a comida umas 2 horas antes do inicio do treino e temos reunidas as condições para iniciar.
Como o papagaio já não come nada há duas horas, está com vontade de comer, não está cheio de fome, mas tem vontade de comer, então a sua goluseima favorita, essa está sempre pronto, mas desta vez vai ter de perceber o significado de recompensa, a ideia inicial é que o papagaio perceba que a goluseima vem sempre e só depois de algo que ele faça. Costumo iniciar a aprendizagem com o dar a volta no poleiro, um truque simples de efectuar e muito simples de ensinar.
Como se faz então: coloca-se o papagaio no poleiro e mostra-se a goluseima, ao que ele tenta alcança-la com o bico, nesse momento desloca-se a semente para que esta dê a volta à cabeça do papagaio e ele para a seguir com o bico tenha de rodar no polereiro quando se pede vocalmente, "dá uma volta", depois da volta dada atrás da goluseima, "boa, uma volta" e dá-se a goluseima. Repetir até que dê a volta sozinho e recompensar mesmo que só dê meia volta nas primeiras tentativas, o importante é conseguir que o papagaio entenda o que estamos a pedir e o faça para receber a goluseima. Este é o primeiro truque a ensinar pois é bastante simples de ensinar e uma boa forma de a ave perceber que a goluseima vem depois de ela fazer algo que lhe pedimos.
As sessões devem ter um máximo de 20 a 30 minutos, pois depois desse tempo já o papagaio está a ficar aborrecido e deixa de prestar atenção, isto também vai depender de ave para ave.
Conseguido este passo, passar imediatamente ao próximo truque, mais de três sessões a pedir o mesmo pode originar que o papagaio ache que o que queremos é que ande à volta e depois mostrar-lhe outros truques fica mais dificil, assim que saiba dar a volta, devemos passar ao próximo truque, que também deve ser um truque simples e facilmente realizavel pelo papagaio, para que possa ir evoluindo com a evolução da dificuldade dos truques.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário