quarta-feira, 8 de abril de 2009

Diz olá Juca

Clique aqui para ler o artigo completo ->

Dá a volta e faz Front Loop

Clique aqui para ler o artigo completo ->

A aprender a esquerda e a direita

Clique aqui para ler o artigo completo ->

Front Loop

Clique aqui para ler o artigo completo ->

Joca a dar a volta.

Clique aqui para ler o artigo completo ->

Ensinar a falar

Continuando este assunto que penso ser de relevante interesse da maioria dos donos de papagaios, araras e outros psitacideos.
Quando a ave repete alguma palavra, na maioria dos casos o seu objectivo é chamar a atenção do dono para lhe pedir atenção. Se não aproveitarmos estes momentos, podemos estar a perder timings excelentes para a aprendizagem da ave. Cada vez que a nossa ave repete alguma palavra que lhe andamos a tentar ensinar, devemos recompensar a ave, seja com alguma goluseima ou apenas com uma grande festa, palavras de animo e entusisastas mostrando à ave o quanto ficamos contentes com esse comportamento. Exemplo: se a ave está a aprender o nome de algum dos membros da familia e o repete por si propria, esse elemento deve aproximar-se da ave e dar-lhe alguma recompensa mostrando quão satisfeito fica por a ave o estar a chamar pelo nome, dizendo (nome) esse sou eu!!! (nome) esse sou eu!!! repetindo o nome da ave dizendo (nome) bonito/a.
Os psitacideos em geral são aves que gostam de dramatismo, quando fazemos um grande alvoroço por uma simples situação que nos agrada a ave percebe isso como "boa, já fiz algo que lhe agradou bastante" e isso é muito importante sabermos pois serve não só para estimular algum tipo de comportamento ou até para inserir algo na alimentação da ave.
Depois de escolhido o melhor horario e de iniciado o treino nas sessões de 10 minutos em que se repetem as palavras que queremos ensinar, devemos aproveitar sempre que a ave está a "treinar" sozinha para ir motivando essa aprendizagem, muitas vezes percebemos que a ave está a querer repetir alguma palavra que lhe estamos a ensinar nas sessões e devemos sempre motivar essa aprendizagem, recompensando com atenção e uma goluseima, desta forma estamos a mostrar à ave mais uma vez que esse comportamento nos agrada e nos deixa satisfeitos. As aves treinam muito sozinhas, passam que tempos a tentar repetir os sons que lhes ensinamos para que quando iniciamos as sessões possam receber mais recompensas.
Pequenos pormenores como este podem aumentar muito a eficácia das sessões de treino.
Existem aves com maior propenção a repetir sons e outras com menos, aquelas que têm mais facilidade em repetir sons, por norma aprendem nas 3 primeiras sessões a dizer duas três palavras, caso a sua ave não repita nenhuma palavra nessas sessões, não desanime, a persistência é a melhor ferramenta para o sucesso. Muitas vezes parece-nos que a ave não está a aprender nada e por não repetir nada, que nem sequer está a aprender, mas desde que haja atenção por parte da ave, a sessão está a ter resultados. As aves memorizam os sons e acabarão por os repetir. Caso na sessão, a ave esteja distraída e a não dar nenhuma atenção ao que lhe estamos a dizer, o melhor é cancelar essa sessão e deixar a ave sozinha no seu local para que deseje atenção e mais tarde se possa reiniciar a sessão. Estar a tentar ensinar a ave quando está distraida com alguma coisa ou apenas não está para aí virada é perda de tempo.
No inicio das sessões devemos chamar a atenção da ave para que fique atenta ao que lhe pedimos, podemos ir dando algumas goluseimas, ir falando com ela até que fique realmente atenta ao que lhe estamos a dizer, desejosa de receber mais goluseimas, aí então inicia-se a sessão só recompensando quando a ave realmente diz o que pedimos.
Clique aqui para ler o artigo completo ->