quinta-feira, 21 de maio de 2009

Linguagem corporal

Apesar de não estar muito dentro do treino de truques em papagaios, este é um tema muito importante para os donos de papagaios.
Cada papagaio tem a sua personalidade, mas em geral, os papagaios comunicam todos através do mesmo código no que diz respeito à linguagem corporal, a melhor forma de se expressarem. Conhecermos a linguagem corporal do nosso papagaio ajuda-nos imenso a compreender o que se passa na sua cabeça e com isso poderemos adaptar as nossas acções e com isso ter mais sucesso no treino do nosso papagaio.
Eu penso que todos os donos de papagaios, ao fim de algum tempo começam a compreender o que o papagaio lhes está a tentar dizer com a sua linguagem corporal, mas muitas vezes assistimos a comportamentos agressivos da parte dos papagaios, apenas por falta de compreensão do dono na sua linguagem, o que leva muitas vezes a que o desgraçado do papagaio fique "esquecido" na sua gaiola e muitas vezes por falta de atenção até fala mais tentando chamar a atenção do dono....
Quando por exemplo ao aproximar-mos a mão do papagaio,ele tenta bicar, apenas porque ele sente medo e como tal defende-se, se puder voar foge para longe mas se não puder tem de se defender daquilo que lhe parece um predador e usar a sua maior arma, o bico e por vezes as garras. Numa situação destas devemos tentar perceber o que assusta o papagaio e assim tentar aliviar esse causador de stress e agressividade, de que forma?
Se o problema é o papagaio bicar quando tentamos tocar, então devemos perceber o que o assusta, se a nossa mão, ou se outra coisa qualquer, mas por norma é sempre a mão pois já houveram mãos que lhe fizeram mal e os papagaios têm uma memória muito boa e não se esquecem das agressões, mesmo que tenham sido da mão de outra pessoa qualquer. Nessa situação, devemos em primeiro lugar perceber qual a sua goluseima preferida e retirá-la totalmente da alimentação, dando-lhe apenas pela mão para que venha comer da mão, mas muitas vezes nem assim se aproximam, aí então colocar a goluseima ao alcance do papagaio mas deixamos a mão perto para que vá comer com a mão ali perto e perceba que não lhe irá fazer nenhum mal, de inicio pode ser que se tenha de ir afastando até o papagaio ir comer e depois ir aproximando gradualmente até que o papagaio se sinta à vontade e venha comer da mão. essa goluseima durante os próximos meses só estará ao alcance do papagaio através da mão para que memorize que a mão lhe traz a sua goluseima favorita. Atenção que durante este processo o papagaio pode tentar bicar quando iniciamos a dar a goluseima pela mão, nesse caso temos de dar de mão aberta e ir desviando do bico dele as partes da mão que o papagaio possa bicar, até que perca essa "mania" e possa então começar a ganhar a confiança do papagaio, atraindo-o a subir para a mão para alcançar a goluseima e depois o mesmo para voltar ao poleiro.
Desta forma poderemos alterar os comportamentos que quisermos no nosso papagaio, tornando-o uma melhor companhia e como tal dedicarlhe-emos mais atenção e poderemos proporcionar-lhes uma vida melhor.
Clique aqui para ler o artigo completo ->