sábado, 4 de abril de 2009

Aves Inteligentes

Serve este blog para partilhar informação preciosa acerca de treino de aves de companhia, muitas vezes conhecemos pessoas que têm aves muito inteligentes que estão "mal aproveitadas", o dono poderia desfrutar de um maior e mais divertido relacionamento com a sua ave mas devido à falta de informação muitas vezes passa-nos ao lado muito daquilo que a ave nos quer dar.
Espero poder publicar informação útil, que sirva outros amantes de aves e que torne os seus relacionamentos com as suas aves muito mais divertido e benéfico para ambos, fundamentalmente na felicidade da nossa ave.
O stress é um dos maiores inimigos das nossas aves, muitas vezes por não sabermos mais, negligenciamos algumas necessidades básicas que poderiam mudar em muito a vida das aves, o stress é causador de doenças e combater o stress muitas vezes é o inicio de um caminho longo e muito recompensador.
Este é um blog mais virado para os papagaios, ou psitacideos em geral. Os papagaios têm uma capacidade de aprendizagem muito acima do que por vezes pensamos, basta passarmos uns minutos a ver o youtube e vemos papagaios muito inteligentes a fazer os mais variados "truques" e malabarismos. Muitas vezes podemos pensar que o nosso papagaio é menos isto ou menos aquilo que os outros por não fazer o que queriamos ou por não aprender como queriamos, pois, aí a questão não é falta de inteligência do papagaio mas provavelmente erros nossos.
Estimular a inteligência dos papagaios desde a mais tenra idade é um bom principio para se ter um papagaio mais inteligente, e estimulamos a sua capacidade de que forma? Existem no mercado brinquedos próprios para cada espécie de papagaio, que os irá motivar a "pensar" e assim desenvolver as suas capacidades. Existem imensas formas de "motivar" o papagaio, podemos por exemplo colocar uma goluseima dentro de um simples rolo de papel higiénico que amachucamos nas pontas e deixamos o papagaio "puxar" pela cabeça de forma a destruir o rolo e receber a sua recompensa, esta é uma pequena amostra de tudo o que podemos fazer para desenvolver a inteligência do nosso papagaio, outra pode ser colocar a goluseima num local de dificil acesso para que o papagaio tenha de se esforçar para lá chegar e poder assim comer aquilo que tanto gosta. A comida é sem duvida uma das melhores ferramentas para desenvolver a inteligência dos papagaios, uma ave que tenha sempre a comida e a àgua num local de facil acesso, e que não seja estimulado, dificilmente se tornará num papagaio muito inteligente pois tudo na vida dele lhe é facilitado. Não digo com isto que a comida esteja sempre "escondida" para lhes dificultar a busca, antes pelo contrário, mas umas goluseimas mais dificeis só trarão bons frutos.
O entender o significado de recompensa, é fundamental para que o papagaio possa estar mais disponivel para aprender. Saber que depois de algum tipo de comportamento vem uma goluseima, é meio caminho andado para que o papagaio esteja predisposto a interagir com o dono.

Sem comentários:

Enviar um comentário