segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aquisição do papagaio

Aquisição do papagaio


Quando se decide que se quer ter um papagaio, não se deve comprar o primeiro que se encontra e que até é simpático e parece feliz e saudável. Em primeiro lugar há que ter em consideração que um papagaio é mais que um animal de estimação dito “normal” que no máximo dura uns 15 a 20 anos, um papagaio que seja bem tratado dura a vida inteira, muitas vezes morrendo primeiro os donos e só depois a ave. Depois é necessário saber, qual a espécie que melhor se adequa aquilo que idealizamos como o nosso papagaio, pois não são apenas as cores que os diferem, dentro da mesma espécie, existem imensas subespécies e muitas vezes com características até bastante diferentes, quanto mais as diferenças entre as espécies.
Exactamente por não ter este aspecto em conta muitas vezes encontramos pessoas a queixar-se que tem um papagaio mas não consegue nada dele, que apenas o quer morder e grita cada vez que se aproximam demais da gaiola. Provavelmente comprou o papagaio uma vez que o viu à venda num qualquer sitio, sem saber os seus antecedentes, sem saber a sua origem, os possíveis traumas que tenha passado, etc., e depois também não compreende que uma ave traumatizada exigirá muito mas mesmo muito mais esforço para domesticar do que uma ave que não tenha passado por essas situações ou de preferência que tenha sido acabada de criar pelo dono.
A escolha da espécie é um tema muito pouco abordado e por norma as pessoas compram pelo gosto, prefiro o verde, gosto mais do amarelo, o cinzento também é bonito e dizem que é o que fala mais… Um papagaio tem muito mais para dar do que a repetição das palavras, papagaios são aves com temperamento definido, cada espécie tem as suas características e nenhuma é igual à outra. O que eu penso que se deve fazer é mesmo escolher umas 5 espécies dentro das preferências em termos de aspecto físico, cores e tamanho, depois dentro dessa escolha, procurar pesquisar as principais características e só depois seleccionar duas e aí então aprofundar a pesquisa para ter a certeza de qual se adequa mais aquilo que buscamos no nosso papagaio. Depois de bem estudadas as espécies, e de decidida qual a espécie a adquirir, está na hora de procurar um criador que ofereça garantias de que se estará a adquirir um bom exemplar, e isso é simples, podemos visitar vários criadores ou recorrer a uma loja de confiança e adquirir através deles que já sabem onde podem ir comprar.
A idade mais recomendada para a aquisição de um papagaio é variável, e não depende apenas da espécie como também de ave para ave, pois não se pode precisar uma idade certa para sair do criador e ir para a casa dos donos, existe sim, uma fase, essa fase em que a ave se encontra, que dentro de certas espécies pode diferenciar um mês de ave para ave. Na minha opinião, a fase ideal é quando o papagaio está a começar a comer, mas ainda come papa através da seringa duas vezes por dia, de manhã e à noite, pois assim será viável para os donos pois alimentam antes de sair de casa e só necessitam voltar a alimentar à noite, antes de ir dormir, durante o dia o papagaio aprende a comer por ele, por ter fome, e à hora a que os donos chegam podem aproveitar para dar mimo, atenção, estimular a que coma sozinho, criar uma relação especial com o papagaio, ensinar os hábitos de casa que adquiridos bastante cedo ficam para sempre, e cada família define os limites que dá ao seu papagaio, nesta idade aprendem facilmente, mais tarde tudo custa mais.
Importante também, que antes de se comprar o papagaio se tenha tudo o que ele vai necessitar nos primeiros dias já em casa preparado para a sua chegada. Comprado o papagaio, a aventura começa….

2 comentários:

  1. É muito importante saber disso para criar seu papagaio direito.. Queria perguntar quais são as cinco raças mais domesticaveis e onde tenho informações de cada uma delas? É verdade que com mais de 7 anos os machos e fêmeas gritam o dia inteiro e não há o que fazer? onde encontro sobre essas informações?

    Muito Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia , queria adquirir um papagaio como faço e onde posso encontrar

    ResponderEliminar