segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Chegada do papagaio a casa

Chegada do papagaio a casa

O dia em que o papagaio chega a casa, é sempre um dia de imensa euforia e de animação, toda a gente quer ver, quer mexer, quer dar mimos, etc.
Tudo isso é normal e compreensível, mas também é muito importante perceber o que estará a pensar o papagaio, que é um bebe, saiu do ambiente a que estava habituado e agora tem uma serie de coisas para descobrir. O que recomendo que se faça, é que assim que se chega a casa com o papagaio se mude o papagaio para o local onde irá ficar nessa fase, que será ainda uma caixa para manter a temperatura mais quente, poderá ser uma incubadora ou até apenas uma caixa de cartão com o fundo forrado e deixá-lo lá sossegado, sem estar preocupado com o que se passa à volta de maneira a que sinta confiança para explorar o novo local e sentir-se bem lá, só depois, talvez umas 3 horas, depende do papagaio, se se assustou mais ou menos com o transporte, se é mais calmo, se mais amedrontado, etc. Só aí, quando vemos que o papagaio já está ambientado, que já se sente confiante dentro da caixa, podemos começar a interagir com ele sem ainda lhe tocar, apenas falar com ele, chamar a sua atenção e o mais provável é que abra o bico desesperadamente a pedir comida, aí, retira-se da caixa e coloca-se ao colo, mostrando que o colo é um lugar seguro e confortável para se estar. A partir daqui é uma descoberta para ambas as partes. A cada dia vamos percebendo melhor aquilo que nos querem transmitir e vamos percebendo os seus receios e é com base nisso que devemos agir para que sempre se sinta seguro no colo ou no ombro ou na mão, que a mão represente um refúgio. Na hora da comida, não se deve ir ao encontro do papagaio de forma a colocar-lhe a comida no bico, mas sim, estimular que se aproxime por ele para vir comer o que temos para lhe dar. Criar uma relação de confiança desde o primeiro momento é fundamental pois os papagaios têm uma memória excelente e guardam as recordações todas, se são más por inexperiência dos primeiros tempos, podem vir a revelar-se problemáticas no futuro. Sempre que manusear o papagaio, faça-o de forma calma e lenta para que ele não se desequilibre e se sinta seguro, é muito importante.

4 comentários:

  1. oi tudo bem se fose pocivel eu gostaria de mais informação sobre o papagaios..se vc puder mim orientar eu ti agradesso.ta meu (msn e okcione@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Ola. Deixei-me desde já agradecer pelo excelente blogue que tem. É muito útil toda a informação que consta no seu blogue. Eu vou adquirir 1 Papagaio Cinzento Africano. Tem agora 4 semanas, e devo ir buscá-lo antes do Natal. Gostaria que me enviasse todas as informações úteis para acabar de criar o papagaio à mão, local onde o colocar, forma e utensilios para o aquecer.. etc, etc. O meu e-mail é: anarita.azinheira@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. com que idade o papagaio começa a acazalar

    ResponderEliminar
  4. Por favor eu preciso de ajuda, comprei um papagaio femea faz uma semana, só que eu ainda não tinha lido esse site, então não botei ele na caixinha, deixei ele no puleiro, dei comida pra ele e tentei fazer carinho.Ela já gosta de mim, sou a pessoa que ela mais gosta na casa só que ele ainda esta desconfiada comigo, não sobe na minha mão e nem na de ninguém e eu sou a unica que faço carinho sem ela ameaçar bicar.Ela já bicou todo mundo, só tem 4 meses e umas 2 semanas a qual uma esta comigo.Eu acho que estou indo bem mas não tão bem quanto poderia.Poderia por favor me ajudar para que eu possa agir certo com ela de uma maneira que ela possa confiar em mim e nas pessoas ao redor?Ela é meu primeiro papagaio e quero muito que ela cresça com todo o carinho.Por favor mande a resposta para mariafernandamont@hotmail.com

    Me ajude, estou meio perdida.Obrigada.Beijoss

    ResponderEliminar