segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Desmame

Desmame

O desmame é para o papagaio uma fase muito importante, é nesta fase que ele aprende a comer sozinho mas também é quando está mais apto a aprender.
Para o papagaio, a fase de desmame pode ser considerada a fase em que começa a comer sozinho e começa a deixar de precisar de ajuda para se alimentar, mas esta é uma fase que deve ser prolongada tanto quanto acharmos necessário em função do desenvolvimento do papagaio, existe a teoria que esta espécie de papagaio desmama aos x meses e aquela espécie aos tantos, mas isso está errado, para cada papagaio existe um timing e é nossa obrigação enquanto donos descobrir esse timing e fazer dessa uma fase positiva para o papagaio, aproveitando ao máximo esse timing para construir uma relação bem sólida com o papagaio.
Quando a ave está coberta de penas, deve iniciar-se o processo, reduzindo um pouco a papa da manhã ou diluindo um pouco mais de forma a ficar cheio mas a digerir mais rápido. Antes de todas as refeições deve-se tentar dar pedacinhos de comida, (maçã, sementes demolhadas, ração partida em pedacinhos pequenos) colocando-os no bico do papagaio na esperança que este os comece a roer e depois a engolir. O facto de estarmos a ensinar o papagaio a comer sozinho não quer dizer que se retire a papa, mas sim que se reduza, muito gradualmente, para que o papagaio sinta necessidade de se alimentar.
Quando o papagaio começar a engolir alguns pedaços, podemos então retirar a refeição do meio-dia e nessa altura dar-lhe pela mão mais uma vez, sementes demolhadas, maçã, banana, pedacinhos de bolacha Maria, ração partida aos pedacinhos. Podemos também nesta fase começar a dar de manha ração demolhada e esfarelada tipo papa, pela seringa para que se habitue ao sabor da ração. A refeição da noite é a mais importante mas também é a que está num horário mais propicio a que tenhamos tempo disponível para o papagaio, como tal, nessa hora devemos tentar que coma por si próprio, dar-lhe no bico, nesta fase até girassol é bom, pois por norma os papagaios vêm ensinados a descascar girassol e assim começa a aprender a engolir sólidos.
Nesta fase também é muito importante que se comece a estimular o desenvolvimento da motricidade. Para os papagaios, a motricidade é muito importante ser estimulada quando ainda não voam para que quando começam a voar, aterrar seja mais fácil.
Gastar tempo a colocar comida no bico do papagaio e a fazer com que aprenda a comer sozinho é tempo bem gasto, além de o estimular a desmamar, é tempo de criação de laços que ficarão para sempre. Pode ser feito a qualquer hora, como bebes, estão sempre prontos a comer. Nunca se pode forçar nada, se o papagaio não quer comer aquilo não vale a pena insistir, mais tarde irá comer, muitas vezes queremos que gostem disto ou daquilo porque é o mais saudável, mas na fase do desmame isso não deve ser levado em conta, devemos variar o máximo possível os sabores mas se não quiser este ou aquele, não é preocupante. Estes momentos também são óptimos para iniciar o sentido de reforço positivo, que se ensinado desde bem cedo permite no futuro ter tudo do nosso papagaio. Quando se está a dar comida pela mão, deve-se faze-lo num local com espaço para que o papagaio possa caminhar e assim atrai-lo à mão para receber o que temos para ele, assim estaremos a estimular a motricidade, o cérebro, a educação e a construir relação de amizade. Colocamos o papagaio numa ponta da mesa, e chamamos para a outra, como o que quer é estar perto, vai ter com a mão, assim que chega perto damos um pedacinho e uns mimos, depois mudamos a mão para o outro lado e repetimos, quanto mais vezes repetirmos melhor.
Nesta fase também é importante mostrar ao papagaio o mundo em seu redor. Quando chegamos a casa depois do trabalho, sempre temos coisas para fazer antes de poder estar dedicado ao papagaio, então, juntamos o necessário ao agradável, colocamos o papagaio no ombro e levamos a fazer as coisas que temos de fazer dentro de casa, seja preparar algo no computador, seja preparar ferramentas, seja o que for, até mesmo se tiver de pendurar um candeeiro no tecto e fazer furos com o berbequim, o barulho ao inicio vai assusta-lo mas mostra-se que não faz mal e é mais um medo ultrapassado. Quanto maior a variedade de situações que puder ver e observar, mais confiante o papagaio se sentirá no seu ombro e com ele próprio. Passear na rua nesta fase só se for com um fio na anilha de modo a que não possa voar e caso esteja uma temperatura agradável que não lhe seja frio. Mostrar ao papagaio toda a casa, passear com ele no ombro de um lado para o outro, quanto mais contacto tiver com o papagaio nesta fase mais apegado ficará a si. Muito importante também nesta fase é que o papagaio possa ser sociabilizado, chamar o maior número de amigos, dois ou três de cada vez e pedir que tenham contacto com o papagaio, que peguem nele, que o acariciem, quanto mais sociabilização tiver, menos medo terá de estranhos e menos agressivo será com estranhos quando for adulto.

32 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ola, eu tenho um alexandrino de 3 meses, estou tentando fazer o desmame...já lhe dou cenoura, sementes germinadas e outras frutas , noto que ele roi tudo principalmente a cenoura, mas que não engole ainda quase nada..entao continuo a lhe dar a papá mas reduzi para apenas 2 tomas, uma ao meio dia e outra a noite..gostaria de uma opinião, se continuo assim ou dou-lhe de manhã e a noite??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá eu também tenho um papagaio chamado Liquinho. Ele deve ter aproximadamente 2 meses e meio e não quer mais a papa . Ele come frutinhas amassadas , pão demolhado , porém fico preocupada com as quantidades , antes ele comia muito . Vejo todos falando de ração , já procurei e não sei se é a mesma . A minha é uma mistura de girassóis e outras sementes e tem cheirinho de banana. É a única que encontrei para papagaios.Quando ele era bebê sem peninhas comprei um pó tipo leite pra desmanchar na água , própria para ele.Comprei uma gaiola mais ele é sapeca e só quer ficar andando no meio da casa , se recusa ficar lá,não sei o que fazer . Gostei destes modelos de poleiros apresentados aqui . Vou tentar fazer !!!! Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao d sementes de girassol para seu papagaio faz cair penas nen abacate,sementes de maça nem chocolates

      Eliminar
    2. Não de sementes de girassol!pode intoxicalo!

      Eliminar
  4. Boa noite, eu gostava muito de comprar um papagaio e estive a tentar obter informação da documentação obrigatória, mas pedem tanto dinheiro por eles...sabem onde posso adquirir um cinzento de rabo vermelho a um preco mais acessível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hugoflorentino@hotmail.com
      se alguém me puder ajudar agradecia.
      muito obrigado

      Eliminar
    2. este é o mais caro dos papagaios por ser africano este en torno de 7.000 compre um papagaio verdadeiro que sai por 2.500 se desejar lhe passo vendedor de ond comprei o meu

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Olá preciso de ajuda
    A três dias meu papagaio foi tirado do ninho mas já está td empenado, mas ele não quer comer nada hj é o terceiro dia que está comigo estamos obrigando ele a comer mas não quer nada nem papinha nem fruta e nada
    O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  6. Eu ganhei um filhote adulto de papagaio verdadeiro. Eu trabalho o dia todo na minha loja de 8 horas da manhã até 6 horas da noite. Gostaria de saber se eu deixar ele sozinho em casa com bastante comida e bastante água e ar ventilado até a hora que eu chegar tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. não tera problema não so que seu papagaio difiçilmente ira aprender a falar ja que passa o dia inteiro sozinho

      Eliminar
  7. Bom dia. Eu gostaria de comprar um casal de calopsitas. Eu trabalho o dia todo, de oito horas da manhã até seis horas da noite. Chego em casa seis horas da noite. Se eu deixar eles sozinhos em casa com bastante comida e bastante água e ar ventilado até a hora que eu chegar tem algum problema?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite gostaria de ajuda eu tenho um papagaio ele tem uns 5-6 meses e não consigo desmamar ele.no começo dava fubá mais vi q não dava em nada hj deu a papinha própria para ele mais quero saber se não já passo dá hora de ele comer por conta própria ??

    Gostaria de resposta..
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, meu papagaio filhote fêmea está com quase 70 dias , porém estou encontrando muitas dificuldades para alimenta-la ela não aceitou a papinha Alcon e a outra também não, comprei um mix de sementes mas ela ainda não tem força para quebrar a casca, então estou dando além disso feijão cozido , ervilha e cuscuz de milho... Me ajude por favor! Estou preocupado com essa situação!
    Att
    Jones

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jones Sousa, olha vc pode tentar dá papinha de leite com farinha, ou alternar a farinha por pão, e bolachas eles adoram, e assim como as crianças também enjoam fácil,sempre é bom está alternando as papinhas....

      Eliminar
  10. Gostaria q me indicassem onde posso comprar um papagaio por 2500

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oi
      comprei um casal de papagaio e paguei 3.600,00
      contato com ele e 11 97708-9695 cabral o apelido dele.

      Eliminar
    2. Clara, boa tarde?
      Você já comprou documentado?

      Eliminar
    3. Pode responder aqui
      gadjo@live.co.uk

      Eliminar
  11. Olá ganhei um papagaio bebê de apenas um mês e meio.Gostaria de ajuda sobre a muda o que devo fazer?Se tem algum tipo de remédio para que ele não sinta tanto.pois já perdir um com esse problema é estou com medo 😓 😓 me ajudem.

    ResponderEliminar
  12. Com quantos meses filhotes de papagaio começa a fala??

    ResponderEliminar
  13. Meu E-mail para enviar respostas é edjanegouveia2013@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Com que idade já se alimenta sozinho?

    ResponderEliminar
  15. Meu papagaio já tem mais de um ano e não come sozinho,o que faço .

    ResponderEliminar
  16. Oi bom dia tô preocupada . O meu papagaio q ainda n coloquei o nome por Ñ saber se é macho ou femea não come sozinho . Gostaria d saber se algu.sabe me informar os faço p ele comer só. Pois ele n quer comer mais nada , nem o mingal d milho q comia bem. Ele come meio q forçado 2 ou 3 colherzinhas só e não quer mais . Fico c pena mas ele n quer frutas tbm.Deixo o dia td feirinhas cortadas lá no lugarzinho dele e ele n come. Me ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tbm tenho um que está nessa fase de recusar a papinha, mas ao mesmo tempo não aprendeu a se alimentar só. O q eu fiz e por enquanto está dando certo... Estou fazendo o mingau de milho mais aguado e engrosso com a papinha específica para filhotes de psitacídeos. Ele está aceitando muito bem dessa forma principalmente ao meio dia e antes de dormir... O dia inteiro deixo disponível um mix de sementes e ração, percebo que ele descasca bem as sementes, mas como uma forma de brincadeira e não ingerindo. Aos poucos ele vai aprendendo que aquilo o alimenta. Varia muito de ave para ave essa questão do desmame, o importante é respeitar este tempo

      Eliminar
  17. Meu Papagaio tem dois meses e meio, começou a não querer a papinha a fecha o bico, então dei verduras bem cozidas pra fica fácil dele comer, porém estou preocupada ele comia muito e agora não está comendo quase nada, pois faz mais as verduras de farelo e pouco engole. Está bem ativo subindo em tudo, porém comendo direitinho não está, o que faço?

    ResponderEliminar
  18. Oi meu papagaio chama badu tem ums 3 meses mais nao consigo desmama ele oque faço

    ResponderEliminar